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quinta-feira, 28 de julho de 2011

TEXTO APRESENTADO NO PROJETO LEITURA PELO ALUNO LUIZ GUSTAVO NO DIA 18/06/11

A Revolução dos Nerds

Toda criança sonha com o "que vai ser quando crescer". No meu tempo a resposta era óbvia, queria ser astronauta. Nasci em 73, 4 anos após o primeiro homem pousar na lua, portanto é compreensível que eu e meus amiguinhos estivéssemos apenas refletindo o que a mídia bombardeou nos adultos da época, nossos pais e tios. 

Ser astronauta naquela época era tão difícil quanto ser astronauta hoje e aqueles que levaram o devaneio da infância até a adolescência e juventude só se frustraram (menos um, o Marcos Pontes, o primeiro... e único astronauta brasileirohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Pontes)

Sei de um caso curioso, de um primo meu, o Matheus, agora adolescente, que inteligentemente adotou uma estratégia totalmente diferente e, diga-se de passagem, vencedora. Quando inquerido há uns 10 anos sobre a pergunta, respondeu no mesmo momento: "Quero ser adulto". Bom Matheus, parabéns! Você está prestes a conquistar seu sonho de infância, enfim já é quase um adulto!

Hoje me pergunto o que as crianças querem ser quando crescer. Minha filha tem apenas 9 meses, portanto terei que esperar algum tempo para saber. De qualquer forma, aposto que não vai ser astronauta, afinal, os tempos são outros. Para ajudar as crianças de hoje fiz uma exaustiva pesquisa no google atrás das melhores profissões possíveis e, quem diria, encontrei o que queria. Compartilho com vocês a reportagem do Wall Street Journal sobre as melhores e piores profissõeshttp://online.wsj.com/article_email/SB123119236117055127-lMyQjAxMDI5MzAxNjEwOTYyWj.html.

Deu a lógica afinal, a melhor profissão possível é o futuro sonho de consumo de toda criança, ser Matemático. O incrível é que as profissões seguintes também são altamente matemáticas: Atuário, Estatístico, Biólogo (????? ok... biólogo não), Engenheiro de Software e Analista de Sistemas Computacionais. Depois de Bill Gates, Steve Jobs e o casal andrógino do Google, parece que a revolução dos nerds está realmente acontecendo. 

Para manter a simetria, informo que a pesquisa aponta a profissão de Lenhador como a pior. Na onda do politicamente correto, dificilmente derrubar árvores será bem visto por alguém. De qualquer forma, o ponto alto da reportagem é a ilustração que reproduzo aqui. Apesar de ser a melhor profissão o matemático ainda não perdeu seu estereótipo característico: Nerd, gravata borboleta, perdido em suas abstrações. 

Aos poucos a matemática vem ressurgindo como uma profissão interessante. Alicerce das ciências e do desenvolvimento tecnológico, a matemática é muitas vezes considerada prioridade por dirigentes com política educacional consistente. Aumentar o interesse das crianças por matemática parece ter relação com o futuro desenvolvimento do país. Enfim, cedo ou tarde o estereótipo ao lado irá mudar, em pouco tempo você verá uma comédia americana focada no público adolescente onde o quarterback do time da escola, além de conquistar a chefe de torcida, é também bom em matemática. 

TEXTO EXTRAÍDO DO BLOG: http://humanomatica.blogspot.com/

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atividade motivacional

Assistam os vídeos abaixo e façam seu comentário. O prazo para postagem é até dia 12 de agosto.
Reflitam sobre seus sonhos e tracem suas metas.




terça-feira, 26 de julho de 2011

Retorno às aulas!

Sejam bem  vindos! Espero que vocês possam aproveitar ao máximo todas nossas aulas. Continuaremos com os projetos Leitura e  Posso ajudar em... preciso de ajuda! Não se esqueçam que o sucesso de nossos projetos dependem bastante da participação de cada um de vocês.
Teremos também no mês de outubro a Feira Tecnológica em nossa escola. Aguardem novas instruções!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto Leitura- texto apresentado pela aluna Jaqueline Helena Lopes

TEXTO APRESENTADO NO PROJETO LEITURA NO DIA 17/05/11 PELA ALUNA JAQUELINE ( EXTRAÍDO DAS CURIOSIDADES DO PORTAL CLICKIDEIA)

AS COMIDAS E A HISTÓRIA

Você sabia que por trás de alimentos que comemos nos dias de hoje, como a maionese, o croissant ou até mesmo o sanduíche, há ligações com eventos ou personagens de nossa história? É isso mesmo - esses alimentos nasceram há muitos anos e espalharam-se pelo mundo, chegando até as nossas mesas, e é a relação desses alimentos com a História que vamos conhecer um pouco mais agora.


Primeiro, vamos falar da maionese, molho muito utilizado em nossos lanches. As pessoas podem não saber, mas esse simples molho foi criado em comemoração a uma vitória dos franceses sobre os ingleses na Guerra dos Sete Anos. Em 1756, depois da vitória das tropas do Duque de Richelieu sobre os ingleses, o cozinheiro da corte queria fazer um banquete comemorativo, mas não havia ingredientes suficientes para isso, pois estavam em uma pequena ilha espanhola do Mediterrâneo, em uma cidade chamada Mahón, na qual existiam ovos e azeite em abundância. Foi aí que ele teve a ideia de bater os dois ingredientes, e, assim, nasceu um molho que foi batizado de mahonaise, em homenagem à cidade em que foi criado. De lá, o molho foi para a França, teve sua grafia alterada para mayonnaise e ganhou o mundo.


Já o croissant também tem uma história interessante, pois, segundo o que se conta, também nasceu em um contexto de guerra. No século XVII, o Império Turco Otomano estava tentando aumentar suas possessões sobre a Europa e tentaram invadir a cidade de Viena, capital da Áustria. No entanto, vendo a impossibilidade de se trespassar as muralhas da cidade, os turcos decidiram cavar túneis, para, assim, passar por baixo das muralhas e invadir a cidade. Eles faziam isso à noite, quando todos estavam dormindo, para não serem descobertos. Mas, havia um grupo de padeiros que passava toda a noite trabalhando, e, quando ouviram os barulhos dos túneis turcos, soaram o alarme e o plano turco falhou - isso foi no ano de 1683. Esses padeiros viraram heróis na cidade e foi decido criar um pão em homenagem ao episódio - foi assim que nasceu o croissant, que significa “crescente”, em francês, em referência à lua crescente, símbolo dos muçulmanos, e faz uma alusão à meia-lua presente na bandeira turca.

Já o sanduíche nasceu de um episódio muito menos dramático, pois não foi em meio a guerras, mas sim, em um jogo de cartas entre amigos. Havia, na Inglaterra do século XVIII, um nobre viciado em jogos de cartas chamado John Montagu, que tinha o título de Conde de Sandwich. Ele gostava tanto dos jogos de cartas, que não queria parar nem para comer. Foi assim que pediu para que um de seus criados preparasse algo que pudesse ser comido enquanto ele jogava cartas. O criado teve a ideia de colocar fatias de presunto em meio a duas fatias de pão e levou para seu amo comer. O conde adorou a nova receita, que logo começou a ser chamada de sandwich - depois aportuguesado para "sanduíche" - que, com mais pessoas querendo comer enquanto fazia suas atividades, ganha cada vez mais espaço no mundo.

Ou seja, cada alimento possui sua história, e aqui demos apenas uma pequena amostra dessa intensa relação entre História e alimentação. Caso você tenha gostado do assunto, pesquise mais sobre a história dos alimentos - há histórias muito interessantes, prontas para serem descobertas, que, muitas vezes, estão presentes em nossas mesas e nem percebemos.








terça-feira, 17 de maio de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROJETO LEITURA- COMECE OUTRA VEZ

A aula de ontem foi muito importante para reflexão de nossos atos. No projeto leitura foi discutido o texto Comece outra vez, extraído do livro Histórias de Vida. Segue abaixo na íntegra:

Era uma vez um homem teimoso. Montou uma pequena fábrica no fundo do quintal em sua casa. Para isso, investiu tudo o que tinha, inclusive vendeu as jóias da esposa. Após dois anos de intenso trabalho, o produto foi considerado sem qualidae, portanto, rejeitado. Muitos teriam desistido, mas ele não. Voltou à escola, estudou mais dois anos e apromorou a mercadoria, que foi aceita. Quando tudo se encaminhava, veio a guerra, e sua pequena fábrica  foi bombardeada. O homem não se desesperou e a reconstruiu. Mas uma vez ele se recusou a entregar os pontos: construiu novamente a fábrica. A guerra chegou ao fim e seguiu-se  um grande escassez de gasolina em todo o país. Para nada valiam sua empresa e seus automóveis. Ele entrou em pânico e desistiu? Não.
Criativo, ele adaptou um pequeno motor à sua bicicleta e saiu às ruas. Os vizinhos ficaram maravilhados e queriam as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda de motores aumentou muito, e ele ficou sem mercadoria. Estava de novo no ponto zero. Deciciu montar ele mesmo uma firma para desenvolver sua invenção. Mas não tinha dinheiro e recorreu às quinze mil lojas espalhadas pelo país. A maioria recusou, mas um pequeno grupo acreditou na ideia, e a fábrica tornou-se um sucesso.
Para encurtar a história, esse homem existiu e se chama Soichiro Honda. A empresa, fundada por ele, é uma das maiores multinacionais do mundo, um dos impérios da indústria automobilística, a Honda Corporation.
O mundo está repleto de pessoas insatisfeitas e daquelas que desaniman por fracassarem apenas uma vez. A história nunca falará delas. Entretanto, existem aquelas que nunca aceitam a derrota, como Soichiro Honda.
Uma derrota não significa que você é incompetente e está destinado a fracassar. Com a experiência adquirida no fracasso, recomece, aproveitando as lições aprendidas. O único fracasso que não vale a pena é aquele que nada nos transmite. O erro sempre pode nos ensinar alguma coisa.

PARA REFLETIR:
  • Você desanima diante do insucesso ou começa outra vez?
  • Por que o erro sempre nos pode ensinar?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Evolução da Educação

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...

Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:


1. Ensino de matemática em 1950:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.

Qual é o lucro?


2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?


3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Qual é o lucro?


4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

O lucro é de R$ 20,00.

Está certo?

( )SIM ( ) NÃO


6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.

( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


7. Em 2010 ...:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.

(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder pois é proibido reprová-los).

( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.

Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado)

- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:

Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...


Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Precisamos começar JÁ! Ou corremos o sério risco de largarmos o mundo para um bando de analfabetos, egocêntricos, alienados e sem a menor noção de vida em sociedade e respeito a qualquer regra que seja!!!